Frederico Benevides e Yuri Firmeza estreiam exposição na Livro Livre Curió


Abertura da exposição "Perfomatividades de segundo plano", na Livro Livre Curió. (Fotografia: Daniel Firmino)

Frederico Benevides e Yuri Firmeza estreiam nesta segunda (7/12), na Livro Livre Curió – Biblioteca Comunitária (casAvoa), a exposição “Performatividades do Segundo Plano”. A exposição reúne videoinstalação e fotografias lenticulares para questionar os papéis dos figurantes na construção de narrativas.


“O que nos dizem estes que em segundo plano muitas vezes passam despercebidos ao nosso olhar?”, perguntam-se Frederico e Yuri no texto de apresentação da exposição. Para desenvolver este questionamento, as obras que compõem a exposição se valem de imagens de arquivo, cenas de games e rostos humanos criados por inteligência artificial. Em tais procedimentos, Frederico e Yuri invertem a ordem dos papéis e trazem os figurantes para primeiro plano.


O projeto terá duas datas de abertura. A primeira, nesta segunda-feira (7), será exclusiva para os moradores do bairro Conjunto Curió. O debate de abertura será realizado durante o encontro semanal do Clube de Leitura das Mulheres da casAvoa e terá mediação da líder comunitária Rita de Cássia e da artista e moradora do bairro do Curió, Arth3mis.


A exposição abrirá para o público em geral no próximo dia 14. As visitas podem ser agendadas a partir desta segunda (7) pelo site da biblioteca comunitária (livrolivrecurio.com.br). Também no dia 14 será realizada uma live com Frederico Benevides e Yuri Firmeza, às 16h, no perfil da Livro Livre Curió no Instagram (@livrolivrecurio).


A exposição “Performatividades do Segundo Plano” foi contemplada pelo Edital das Artes 2016, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, e tem apoio da Livro Livre Curió – Biblioteca Comunitária (casAvoa). Além da concepção de Yuri Firmeza e Frederico Benevides, a exposição tem produção de Pedro Rocha e Talles Azigon, trilha sonora de Henrique Vaz e montagem de Caru Faaca e Vitória Helen (Arth3mis), Designer Luiz Garcia.


Serviços

Exposição: Performatividades do Segundo Plano

Primeira abertura: 7 de dezembro de 2020, às 19h – Exclusivamente para moradores do bairro Conjunto Curió.

Segunda abertura: 14 de dezembro de 2020, a partir das 16h (é necessário agendamento prévio pelo site: livrolivrecurio.com.br).

Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 16h às 20h.

Endereço: Rua Leonice Aguiar, 330 – Lagoa Redonda, Fortaleza – Ceará

Contato: (85) 988154 3909

Ficha técnica: Arth3mis - Montagem Caru Faaca - Montagem Daniel França - Comunicação Frederico Benevides - Concepção Henrique Vaz - Trilha Sonora Luiz Garcia - Projeto gráfico Pedro Rocha - Produção Talles Azigon/ Livro Livre Curió - Produção Yuri Firmeza - Concepção


Apoio: Livro Livre Curió – Biblioteca Comunitária e CasAvoa.


COMO CHEGAR NA CASAVOA?

ÔNIBUS

Terminal da Messejana           Terminal Antônio Bezerra

676 - Conjunto Curió                       855 - Bezerra de Menezes/ Washington Soares

696 - Curió/Messejana

Terminal do Papicu

627 - Lagoa Redonda/Papicu

LLC Branco.png

Copyright © 2020 | Livro Livre Curió - Biblioteca Comunitária